Ouça o Jingle aqui
BOLETIM

Alerta: Falsa corrente de e-mails volta a circular com nome de Jutahy


Publicado em 10/01/2010


A VOLTA DO BOATO

 

 

Infelizmente volta a circular pela internet um BOATO envolvendo o nome do Dep. Jutahy Júnior. Ele surgiu em maio de 2000, mencionando que o deputado seria autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção.

 

Claro que é mentira. O deputado é contra qualquer ato de corrupção e nunca apresentou projeto de lei em contrário. Usaram o nome do jornalista Franklin Martins (O GLOBO) como autor da nota. Outra mentira!

 

O próprio Franklin desmentiu na revista Veja de 31.5.2000 p.32, http://veja.abril.com.br/310500/veja_online.html, e em nota divulgada no dia 29.9.2000.

 

Segue abaixo a matéria completa da revista Veja inclusive o desmentido feito pelo "verdadeiro" Franklin Martins.

 

Veja, também, matéria do jornal O Globo de 12.10.2003, do Jornalista Merval Pereira sobre este e tantos outros "BOATOS CIBERNÉTICOS".

 

Mais informações acesse o Google com o nome Jutahy Júnior ou  http://www.e-farsas.com/corrente_jutahy_junior.htm

 

(Capa da Veja ano 2000)

 

"Este texto é considerado uma das maiores farsas da internet e está circulando desde maio de 2000, sendo imediatamente desmentido na revista VEJA pelo jornalista Franklin Martins (31.5.2000). Sobre esse mesmo assunto, o jornalista Merval Pereira publicou um artigo no jornal O Globo (12.10.2003) desmentindo a farsa. O Observatório da Imprensa reafirma o absurdo desse boato.

Todos que estão nessa corrente de boa-fé podem pesquisar no GOOGLE e constatar que não passa de calúnia e difamação contra mim."

JUTAHY MAGALHAES JUNIOR

PS:  Para um projeto ser aprovado na Câmara dos Deputados, são necessários 257 votos  favoráveis. Além de não existir o projeto, seria impossível a sua aprovação. Peço gentileza de retransmitir esta minha resposta a todos que enviaram esta corrente.

 

Nota VELA On-LINE:

Você já sabe da última?

 

A internet presta-se ao papel de boateira como nenhum outro meio de comunicação. O último boato usa o nome do jornalista Franklin Martins para atingir o deputado Jutahy Magalhães Junior, do PSDB da Bahia. Uma mensagem repetida em forma de corrente pelos internautas (inclusive nos fóruns de VEJA on-line) diz que o Congresso teria aprovado uma lei de autoria de Jutahy que proíbe investigar denúncias de corrupção contra o presidente da República, os governadores e outras autoridades. Martins aparece como autor da mensagem. É tudo boato. O que está em discussão é um projeto que transfere para a segunda instância da Justiça o início dos processos contra políticos denunciados por corrupção. O que dizem os envolvidos:

 

"Foi uma maluquice que se espalhou com uma ferocidade extraordinária."
Jutahy Magalhães
Junior

dep.jutahyjunior@camara.gov.br

 

"A internet abre a possibilidade de veiculação de muita bobagem, mas o episódio não passou de um trote."
Franklin Martins
franklinm@tba.com.br

 

NOTA DO JORNALISTA FRANKLIN MARTINS

 

É boato. Não existe o projeto que oficializa a corrupção

 

Quando inventaram o telefone, surgiu o trote. Quando inventaram a internet, o trote passou a poder ser multiplicado um milhão de vezes. Foi isso que se deu nesse episódio: jamais escrevi o comentário que me foi atribuído, mas o texto foi passado adiante como se fosse de minha autoria. Má fé? Provavelmente não. Apenas há muita gente com o dedo mais rápido no gatilho. Lição do episódio; nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que canta de madrugada é galo, nem tudo que está assinado na rede merece crédito. Cada um deve ser responsável pelo que dissemina. E vamos em frente. Apesar dos trotes, o telefone vale a pena. A internet também.

 

Jornalista Franklin Martins

28.09.2000

 

 

 

 

http://www.e-farsas.com/corrente_jutahy_junior.htm

Título da Corrente: Manifesto contra Projeto Lei que Legaliza a Corrupção em nosso País

Última atualização: 27 de Setembro de 2003

Grau de Dificuldade: Fácil

Status: FARSA

 

MENSAGEM ORIGINAL

Recebida em outubro de 2002


“PARA LER A PASSAR ADIANTE ........ 


    ESTÁ EM VOTAÇÃO PROJETO DE LEI QUE IMPEDE O MINISTÉRIO PÚBLICO DE INVESTIGAR ATOS DE CORRUPÇÃO NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO. LEIAM E REAJAM!!!!!!! 
    O deputado chamado Jutahy Magalhães, do PFL (SÓ PODIA SER...) da Bahia, é o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção 
em nosso país (que parece não ser muita!). 
    O dito projeto, conforme matéria da Rede Globo (FONTE NÃO QUESTIONÁVEL), proíbe o Ministério Público de investigar atos 
de corrupção de Presidente da República, Governadores de Estado, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos. 
    De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no Congresso, esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público sem serem importunados. Então caros internautas, 
vamos espalhar esse assunto para toda a rede. 
    Vamos pressionar de todas as formas possíveis para que essa lei absurda e imoral lei (eu disse LEI ???) não seja aprovada. 
    Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais etc. etc. O Brasil e o Povo Brasileiro não podem, de forma alguma, aceitar e pactuar com essa aberração: que meia 
dúzia de parlamentares mal intencionados (o que parece ser o caso do tal Jutahy) legalizem (APESAR DE NÃO SER LEGALIZADA ELA É, DE FATO, UM ESCANDALO !!!) a corrupção e a bandalheira em nosso País. 
    Nós, internautas, já fomos responsáveis por soluções e divulgação de vários casos lamentáveis que envergonham todo e qualquer cidadão de bem. 
    Acreditamos ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população. 
    Não vamos, de forma alguma, deixar passar em branco este ato vergonhoso, arquitetado por este elemento, digno representante do PFL. 
    Fiquem atentos, e vamos salvar o Brasil de mais esta maracutaia horrorosa. 
    Divulguem este manifesto para todo o seu catálogo de endereços. 

    Obrigado, Franklin Martins (Rádio CBN)”

 

 

PESQUISAS

1- Essa é uma corrente antiga, a recebemos pela primeira vez em outubro de 2002 e de novo em 2003. É claro que se trata de uma farsa. Como pode um Deputado propor uma coisa dessas? 

2- Iniciamos a nossa pesquisa no site da Câmara Federal (veja endereço no final dessa página). Ao procurar  pelo nome do deputado Jutahy Magalhães, não encontramos tal deputado. Mas é claro que ele existe. Acontece é que não procuramos direito.

3- Para não restar dúvida, procuramos pelo partido. Encontramos o nome Jutahy Junior. O nome completo do deputado é Jutahy Magalhães Junior. Mas isso é só um detalhe. Continuando...

4- Na página que contém os detalhes do Deputado, não encontramos nenhum projeto de Lei ou qualquer coisa semelhante ao que o autor do e-mail diz.  

5- O nosso leitor e colaborador Dario Alberto Endler nos ajuda com as seguintes observações:

 O deputado chamado Jutahy Magalhães, do PFL da Bahia, é o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção em nosso país...

      O deputado "chamado" Jutahy Magalhães é o próprio deputado Jutahy Magalhães.
Ele foi autor de 11 Emendas de Plenário. Não foi autor de nenhum projeto de lei.
Que projeto de lei é esse (número e ano) ?. Não o encontrei.

 O dito projeto, conforme matéria da Rede Globo (FONTE NÃO QUESTIONÁVEL)

       Que matéria é essa? Qual foi o programa? Que dia foi ao ar? 

 De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no Congresso,

        Em que dia ela foi aprovada no Congresso? Se foi votada no primeiro turno, não é uma nova lei. É ainda um projeto de lei.

 esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público sem serem importunados.

        O Franklin Martins realmente se referiu aos deputados federais como "esse pessoal aí" ???!!! O Franklin Martins realmente cometeu um erro de concordância gramatical básico (esse pessoal aí ... serem importunados)???!!! 

 Então caros internautas, vamos espalhar esse assunto para toda a rede. 

        Se o Franklin Martins tem à sua disposição a Central de Jornalismo da Rede Globo, por que é que ele resolveu divulgar um manifesto através de uma corrente de e-mails? "Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais etc etc" O Franklin Martins está sugerindo que os Internautas usem a televisão, o rádio, os jornais e etc etc para divulgar essa notícia? Por que ele não pede isso diretamente aos jornalistas que têm acesso à televisão, ao rádio, aos jornais e aos etc etc.?

 ... que meia dúzia de parlamentares mal intencionados (o que parece ser o caso do tal Jutahy) legalizem a corrupção e a bandalheira em nosso País.

        Que projeto de lei é esse que pode ser aprovado por apenas 6 parlamentares? Não seria necessária a maioria do Congresso? Quem são os outros 5 parlamentares?

 Nós, internautas, já fomos responsáveis por soluções e divulgação de vários casos lamentáveis ...

        Que casos são esses? Não me lembro de nenhum.

Acredito ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população.

        Se precisa ser levada ao conhecimento de toda a população, por que o Franklin Martins está usando a Internet, que está disponível para apenas 3% da população?

        E pra finalizar: 

... arquitetado por este elemento, digno representante do PFL.

        Afinal o Franklin Martins considera o deputado Jutahy Magalhães mal intencionado ou digno?

6- Assim como Dário, você também pode começar a se questionar sobre o que está escrito nessas correntes e, na dúvida, não repasse pra ninguém.

7- Na página inicial do site oficial do jornalista Franklin Martins há um pequeno texto onde ele mesmo desmente essa corrente.

8 - O Deputado faz uns esclarecimentos no endereço: http://www.camara.gov.br/jutahyjunior/Imprensa/vejane.htm

 

CONCLUINDO

 Não repasse essas correntes! Elas não resolvem nada! 

Gilmar Henrique Lopes

   Os internautas Dario Alberto Endler - por e-mail, Edson Ferreira - RJ - Ulisses Tambosi - por e-mail e Silvio Caldas - Orlândia - SP, foram os colaboradores que nos enviaram essa corrente. 

Também colaborou conosco Luciene Araujo de Lima e Francine Cardoso, que sempre ajuda-nos nas pesquisas demais assuntos do www.e-farsas.com  

 

Sites relacionados:

Sites relacionados nessa pesquisa:

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2003

 

 

 

 

2009 - 2010 Jutahy Magalhães Jr. Todos os direitos reservados